Fortalecimento x Corrida

Para você que corre ou prática qualquer atividade de alto impacto, os  exercícios de fortalecimento são muito importantes.

Trabalhar os membros inferiores é fundamental para um bom desempenho no esporte. Uma das regiões que devem ser muito exercitadas são os exercícios para região dos glúteos​.

Principalmente para os praticantes da corrida, por ser uma atividade tão repetitiva.

A falta de exercícios para os glúteos tornam a corrida mais impetuosa e isso pode ocasionar sérias lesões, desde a fascite plantar, problemas na panturrilha, articulação de quadril e  até dores no joelho. 

Portanto procure conciliar atividades de fortalecimento, pelo menos duas vezes por semana, para evitar lesões que possam tirar você por longo períodos de treinamentos.

 

Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC
Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP

 

Prevenção da Sarcopenia

Sarcopenia é a perda de massa e força na musculatura esquelética com o envelhecimento.

Cerca de um terço da massa muscular perde-se com a idade avançada.

É um quadro clínico de fragilidade onde se aumenta os índices de incapacidade funcional, e dependência física, caracterizada por múltiplos fatores. 

Os exercícios resistidos é um método eficaz tanto na prevenção quanto tratamento da sarcopenia, exercendo um papel importante no aumento da massa e força muscular em idosos.

O aumento  da  massa muscular é fundamental para retardar a perda fisiológica do envelhecimento. 

 

Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC
Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP