Evento CardioPrime

 

Caminhada de Aniversário em comemoração aos 25 anos da empresa CardioPrime,  nada melhor do que atividade física para comemorar os 25 anos, pois o exercício físico é uma das melhores maneiras de combater e prevenir às doenças cardiovasculares.

Além da caminhada o evento tinha atividades físicas voltadas à crianças, como circuito kids e corrida de velocidade.  O  aquecimento e alongamento final ficou por conta de um dos professores da equipe da  Formula Academia, que foram uma das parceiras do evento.

Gostaria de agradecer  às Universidades FURB e Uniasselvi por ter cedido os estagiários e todos os apoiadores por ter engrandecido o evento.

Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC
Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP

 

 

 

 

Benefícios Da Yoga

 

Quem pratica corrida há algum tempo sabe que  e flexibilidade dos músculos são fatores essenciais para evitar lesões e manter o bom desempenho. Atividades complementares que foquem no desenvolvimento muscular podem ser grandes aliadas do corredor e auxiliar na correção de alguns danos causados pelo esporte.

Quem corre sabe o quanto é importante ter esses elementos em perfeita harmonia.

Confira alguns benefícios do yoga para corredores:

1. Aumenta a concentração.

2. Regulariza a pressão arterial.

3. Previne ou diminui o aparecimento de varizes.

4. Alonga e tonifica os músculos.

5. Desenvolve a flexibilidade das articulações.

6. Aumenta a amplitude dos movimentos.

7. Corrige a postura corporal.

8. Melhora a performance, com menos esforço.

9. Diminui o risco de tensões e lesões.

10. Fortalece os aparelhos cardiovascular e respiratório.

11. Alivia dores, cansaços e fadiga.

12. Reduz a frequência cardíaca em repouso e em atividade.

13. Diminui o estresse físico.

 Fonte: livro YogaSports — Yoga para Corredor (Ed. All Print), Luiz Albertini, preparador psicofísico.

Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC
Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP

 

 

Fortalecimento x Corrida

Para você que corre ou prática qualquer atividade de alto impacto, os  exercícios de fortalecimento são muito importantes.

Trabalhar os membros inferiores é fundamental para um bom desempenho no esporte. Uma das regiões que devem ser muito exercitadas são os exercícios para região dos glúteos​.

Principalmente para os praticantes da corrida, por ser uma atividade tão repetitiva.

A falta de exercícios para os glúteos tornam a corrida mais impetuosa e isso pode ocasionar sérias lesões, desde a fascite plantar, problemas na panturrilha, articulação de quadril e  até dores no joelho. 

Portanto procure conciliar atividades de fortalecimento, pelo menos duas vezes por semana, para evitar lesões que possam tirar você por longo períodos de treinamentos.

 

Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC
Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP

 

Prevenção da Sarcopenia

Sarcopenia é a perda de massa e força na musculatura esquelética com o envelhecimento.

Cerca de um terço da massa muscular perde-se com a idade avançada.

É um quadro clínico de fragilidade onde se aumenta os índices de incapacidade funcional, e dependência física, caracterizada por múltiplos fatores. 

Os exercícios resistidos é um método eficaz tanto na prevenção quanto tratamento da sarcopenia, exercendo um papel importante no aumento da massa e força muscular em idosos.

O aumento  da  massa muscular é fundamental para retardar a perda fisiológica do envelhecimento. 

 

Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC
Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP

As 07 Leis Que Regem o Seu Treinamento

 

Por traz de cada planilha, cada treino, de cada descanso, existe todo um conhecimento científico cujo o principal objetivo é tornar o treinamento mais eficiente e seguro para prescrição dos exercícios para melhorar a performance os princípios do treinamentos são que se deve levar em consideração para um treinamento que gere supercompesação ( resultado do treino, melhor performance) , esses princípios são usados em qualquer modalidade quando vamos fazer uma prescrição.

Dentro deles temos os 07 princípios que regem os programas de treinamento e entenda como cada um desses princípios podem te ajudar a fazer atividade física melhor:

1.Principio da Reversibilidade: Quando há interrupção de treino, o corpo regride ao estágio pré-treinamento;

2.Principio da Variabilidade: Variando-se a intensidade, duração e estilo das sessões de treinamento, obtêm-se um melhor equilíbrio muscular e forma física;

3.Principio da especificidade: Os efeitos da sobrecarga são específicos ao tipo de sobrecarga ou seja  você só vai conseguir correr se correr, nadar bem se nadar. Precisa praticar os movimentos do esporte que escolheu para evoluir;

4.Princípio da adaptação: O corpo se adapta ao esforço ou sobrecarga adicional, aumentando sua força ou função;

5.Principio da Individualidade Biológica:  Pessoas diferentes respondem de maneira diferente ao estímulo de treinamento;

6.Principio da progressão:   A sobrecarga deve aumentar de forma gradual e sistemática a fim e evitar lesões ou fadiga crônica;

7.Principio da sobrecarga:  É a aplicação de estresse ou demanda maior do que o normal sobre o sistema fisiológico ou sobre um órgão, resultando num aumento da força ou a função dos mesmos.

Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC
Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP

Palestra: Gestão da Sua Marca Pessoal

Palestra realizada no auditório Michelangelo na Uniasselvi para as turmas de graduação do curso de Educação Física  a importância de você gerenciar a sua marca pessoal.

Mas você já parou para pensar que você também tem uma marca? Ou melhor, que você próprio é uma marca? Pois é, embora muitos de nós não tenha se dado conta disso, temos uma marca! Se trata de “marca pessoal”, de “marketing pessoal” .

Para a maioria das pessoas essa marca foi construída ocasionalmente. O problema de não ter a consciência deste processo é que você pode estar comunicando uma imagem diferente do que você gostaria de propagar. Construir a sua marca é juntar quem você é com o que você faz, permitindo transmissão da mensagem correta. E, assim como a marca de uma empresa, a sua também precisa ser gerenciada. É aí que entra o processo de branding pessoal.

 

Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC
Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP

Palestra: Importância dos Exercícios Físicos.

Realizada em dois encontros no curso de Fisioterapia da FURB,  é na empresa Coteminas, a palestra tem como objetivo levar conhecimento a importância dos exercícios físicos e seus benefícios.

A cada dia novas pesquisas e estudos são feitos e lançados no mercado, comprovando a real necessidade de se levar uma vida com mais qualidade.

É possível evitar uma série de complicações que ocorrem devido ao estilo de vida que a maior parte das pessoas leva, no Brasil e no mundo.

Somos apenas 8% de adultos considerados ativos aqui no Brasil, e nossa população esta se tornando uma população de obesos e pessoas com sobrepeso, temos que evitar o sedentarismos, melhorar a nossa alimentação e praticar atividades física de uma forma prazerosa para que seja continua e saudável.

  Palestra: Curso de Fisioterapia – FURB

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Palestra: Empresa Coteminas

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Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC
Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP

Workshop: Biomecânica da Corrida

Curso realizado dia 27 de agosto de 2016, ótimo workshop trazendo novas atualizações sobre a biomecânica da corrida abordando a eficiência e mecânica da corredor,  cadência, novos educativos de corridas, fortalecimento muscular e alongamentos.

A grande vantagem da melhora da eficiência da corrida, é que proporciona ao corredor um menor desgaste mecânico e fisiológico, bem como a diminuição de lesões.

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Com os palestrantes Fisioterapeutas Cássio Bessa e Fábio Ciqueira e com professores João Martins e Marcus Nascimento.

Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC
Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP

Blog #Correr10provas21k12meses

#Correr10provas21k12meses

Como fiquei vários anos sem competir e treinar corrida, lancei um desafio, completar 10 provas de 21k em doze meses.

A primeira prova será a Meia-Maratona de Floripa a se realizar dia 12.06.2016, escolhi começar com  está Meia-maratona por indicação de vário amigos que já fizeram  e também por estar voltando a competir queria começar numa prova mais plana sem encarar tantas subidas.

O treinamento para encarar está meia foi meio doloroso pois estava voltando e comecei a correr no inicio de fevereiro pra valer, foi muito difícil voltar ( como sempre ), dores na panturrilha, há panturrilha já tenho longas historias, já me tiraram muito a minha paciência, mais quem corre sabe como é, depois que começa vira vicio. Confesso que não era somente a panturrilha que doía, quadril, abdômen, tornozelo e vários músculos. Mais dessa vez comecei como manda a periodização, suporte com exercícios de musculação, treinamento funcional e até liberação miofascial e alongamentos.

Treinos aeróbicos e anaeróbicos fizeram parte da rotina e alguns longos tudo bem periodizado, até chegar o dia da prova, também comecei a usar meias de compressão.

Treino em grupo, já tive assessoria de corrida em 2006, diga de passagem foi uma das primeiras do estado hoje estou num grupo de corrida de amigos, que faço desafio via whastap, é muito interessante a dinâmica do grupo por estar participando sem assessorar, sou altamente competitivo e isso motiva muito os treinamentos, pois os desafios são semanais e todos do grupo são muitos motivados, é um barato pois o grupo é muito dinâmico e engraçado. Fazem parte do grupo no momento, Dianne, Iara, Elisa, Marcus ( irmão ), Alexandre, Bruno, Mariana, Iracema, Simone, Avenildo, Fernada, Katia, Suzana, Manuela e Filipe, gostaria de agradecer esse pessoal pois é contagiante estar treinando e participando de competições pela cidade e pelo estado com essa galera. 

Grupo de corredores

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21k – Floripa ( Primeira Prova )  12.06.2016

Bem vamos lá, quando você faz a primeira prova ainda mais sendo de 21k, sempre bate aquela ansiedade, nesta prova fui com a equipe clube de atividades físicas do SESI, onde o professor responsável pela equipe é o João Martins, um grande amigo desde da infância, sempre muito compromissado com a equipe é organizado. A equipe é muito boa mesclando atletas iniciantes e experientes.

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Pegamos os kits no sábado. A largada foi bem cedo às 07:30h, larguei bem no pelotão do meio e esperando a largada, pasmem encontrei as minhas amigas do grupo de corrida a Dianne e Iara  num mar de gente de 7.000 inscritos   muito contentes também por estar participando da prova.

Retirando kit com às Dianne e Iara do grupo de corrida

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Largada

Com meu amigo professor João Martins.

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Sai muito atrás ( fui ultrapassando muita gente, também tinha participantes da prova de 10k, e 5k meu pacer estava em  4´15´´ baixo  pois a estratégia de prova era rodar perto de 4´30´´ pois o objetivo era fechar em menos de 1h40´, fui levando com esse pacer até chegar a 8k, pensei vou aumentar pois nesse ritmo  não irei muito longe vou  quebrar, ai comecei a rodar a 4´40´´ , acho que a temperatura estava ajudando bastante pois estava 7 graus. Na metade quando cheguei na marca dos 10k, o primeiro colocado já estava voltando, deu um gás, ingerir um gel e voltei a rodar pacer de 4´23´´ me sentia bem é fui embora ultrapassando muita gente, no final faltando 2k abaixei mais o pacer ainda é fechei a prova em 1h36´52´´ com pacer de 4´34´ consegui o meu objetivo que era abaixar de 1h40´. colocação geral da prova 280. Grande prova!!

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Avaliação da Prova

  • Percurso: Ótimo
  • Organização : Ótima
  • Temperatura: Boa
  • Astral: Ótimo
  • Recomendaria: Sim

 

 21k – Balneário Camboriú ( Segunda  Prova ) –

 

Próximo da metade da prova

Segunda prova do desafio #correr10provas21k12meses, mais uma prova plana com pouca subida, a preparação foi ótima estava confiante pois nesta prova estava bem mais treinado e tinha abaixado cerca de 4kg do meu peso corporal e tinha me dedicado muito ao trabalho de fortalecimento muscular.

Momentos antes da largada ( Dia incrível )

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Bem vamos lá, a prova com uns 600 participantes largava todos juntos, as provas 5k e 10k, dessa vez larguei bem na frente tinha bem menos participantes, sai logo atrás de um companheiro de treino o Felipe que estava num ritmo alucinante, tentei não perder o Felipe de vista para ter concentração na prova, em provas longa o ideal sempre mentalizar uma pessoa a sua frente assim você foca na prova e sempre tentando ultrapassar alguém, cada corredor tem o seu método, esse método eu desenvolvi quando era adolescente, quando era atleta de corrida de pista. Olhei para o pacer 4´05´´ bem forte, pois queria bater meu recorde, mais com esse pacer sabia que iria quebrar na metade da prova, se passaram 6k e eu ainda no pacer, ai vieram dois corredores me ultrapassar,  tentei manter o ritmos dos corredores, olhei para o relógio pacer de 3´55´´, oh oh vou quebrar, fiz até o 8k, deixei passa-los, Estava bem atrás do Felipe, tinha um posto de água, quando peguei água para beber, cadê o Felipe abriu cerca de 120 metros, pensei caracas, ligou o turbo ou pacer suicida. Ingeri um gel, não sei mais após beber o gel, acho que é psicológico, comecei a diminuir o pacer novamente rodando em 4´16´´. Ai veio uma pequena subida, morro da rainha mais modificaram o percurso, graças a Deus porque odeio subida em dia de prova, em treino tudo bem mais em dia de prova é pra acabar, pacer novamente alto 4´33´´, pensei vou ter que recuperar depois no plano, ainda caçando o Felipe, já estávamos na volta dos 18k, viramos é cadê o Felipe, meu pensei, desistiu, não vi ele na minha frente, faltava 3k para acabar, encostou outro corredor do meu lado, falou vamo cara que o pacer está ótimo pra final de prova, olhei para o cara é comentei vamos embora, companhei ele uns 1,5k, mais não deu ele começou acelera muito, quando faltava 1k, diminuir o pacer para 4´03´´ já vendo a chegada. Fechando a prova em 1h29´52, sub 1h30´, abaixei cerca de 6´ da última meia. UHUHUHUHUH. Minha melhor prova de 21k, meu record pessoal. Há é sobre o Felipe, conversei com ele no final da prova ela tinha feito revezamento, ou seja, corri atrás dele sem ele está na minha frente quase toda prova, mais isso me ajudou muito. kkkkkkk

Avaliação da Prova

  • Percurso: Bom
  • Organização : Boa
  • Temperatura: Excelente
  • Astral: Bom
  • Recomendaria: Sim

 

21k –  Prova de Brusque ( 3a prova ) – 24.07.2016

Vamos para 3a prova do ano, loucura somente uma semana após o término da meia de Balneário, Dessa vez fui convidado para participar do grupo de corrida do Sesi, do meu amigo professor João Martins.Mais ou menos 700 participantes.  Eu é o professor João Martins corremos lado a lado até o 13km, mais faltou perna, pois tinha somente dado uma semana de intervalo da ultima prova de 21k, uma prova bem difícil, muita subidas curtas, muitas curvas, ainda bem que estava com uma temperatura baixa. Uma das provas mais dificieis que completei, por esta muito cansado. Ao final fechei bem desgastado com o tempo de 1h30´´48 com pacer médio de 4´21.

Perto da chegada

Eu é o professor João Martins, Mais uma meia pra conta juntos

Avaliação da Prova

  • Percurso: Péssimo
  • Organização : Boa
  • Temperatura: Boa
  • Astral: Bom
  • Recomendaria: Sim

 

21k  Bela Vista Country Club – Gaspar –  ( 4a prova ) – 25.09.2016

Tradicional meia maratona do clube Bela vista Country club, já tinha feito essa prova umas 05x, mais desta vez  fiz  uma preparação bem especifica para está competição, o legal dessa prova que iniciei os trabalhos no grupo de corrida da  equipe FCB Elite Assessoria Esportiva como professor, larguei bem na frente, sai forte com pacer de 4:02´´ , após o 6km, fomos formando um grupo de amigo corredores, até o 12km, todos batendo papo, depois o bicho pegou cada um por si, minha melhor prova do ano e ainda consegui pegar pódio na minha categoria, em 4o lugar, recorde pessoal 1h28´52´´ com pacer de 4´12´´, número de participantes aproximado de 700 na meia maratona.

Grupo formando de amigos após 6km de prova

Sprint Final

Avaliação da Prova

  • Percurso: Ótimo
  • Organização : Ótima
  • Temperatura: Excelente
  • Astral: Ótimo
  • Recomendaria: Sim

 

21k Meia Maratona de Pomerode ( 5a prova ) –

Essa prova sempre quis fazer, é era a que faltava do vale  mais por ter sido a última competição do ano  acabei me desgastando muito, a estratégia da prova era sair com pacer alto e ir diminuindo após o 10km, mais não foi bem isso que aconteceu, após o 13km, quebrei faltava perna, pulmão, coração, faltava tudo,  a minha pior prova do ano  tendo aumentado o tempo de prova final em quase 5´. Provas longas tem dia que a prova não encaixa, não foi falta de treino pois estava treinando bem, mais acho que foi o desgaste acumulativo das competições.  Fechei em 1h32´52´´ com pacer de 4´25´´.

Últimos 5km, mais sofríveis das meias

Avaliação da Prova

  • Percurso: Péssimo
  • Organização : Ótima
  • Temperatura: Boa
  • Astral: Baixo
  • Recomendaria: Sim

 

 

Falta de tempo para atividades físicas.

Todos nós sabemos que a falta de tempo aparece como inimigo numero um no nosso dia a dia. Quando falamos em atividade física então e ai que não temos tempo mesmo.

A correria diária o estresse do trabalho, a vida social , tudo isto nos deixa cada vez mais cansados e pensar em gastar o tempo que nos resta com atividades que exigem esforço não seria nada lógico, certo?  Errado, pois  é fundamental que tenhamos a consciência da importância da pratica regular de atividade física.

Aqui não quero só destacar a estética, mas principalmente os efeitos a médio e longo prazo nos aspectos fisiológicos e psicológicos que essa atividade pode proporcionar.

Dentre eles destacamos um aumento da resistência (capacidade) cardiovascular, melhora da autoestima, controle de peso corporal, alivio do estresse, aumento da densidade óssea e da produtividade em geral.

Um detalhe muito importante e que  o exercício físico tem a propriedade de equilíbrio (homeostase corporal), e promove uma regulação em todos os sistemas  corporais, e por isto que é sempre indicado no casos de prevenção e tratamento de doenças como hipertensão , diabetes entre outras.

Tenha sempre em seu carro uma roupa apropriada para a atividade física.

Outra possibilidade e o final de semana. Além do tempo maior para os treinos, temos também a tranquilidade para os alongamentos e relaxamentos, além de poder contar com toda a família.

Lembre-se que se você não gerenciar o seu tempo, alguém ira fazê-lo

 

Jackson Andrey do Nascimento – CREFSC: 0460-G/SC

Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Lins/SP